+55 47 3404.4400
$: 5.649
€: 6.686
Recursos
Portos Marítimos

Amapá

Porto de Macapá

Alagoas

Porto de Jaraguá ou Porto de Maceió

Bahia

Porto de Aratu
Porto de Ilhéus
Porto de Salvador

Ceará

Porto de Muripe ou Porto de Fortaleza
Terminal de Pecém

Espírito Santo

Porto de Barra do Riacho
Terminal de Praia Mole
Terminal de Tubarão
Porto de Vitória
Porto de Ubu

Maranhão

Porto da Alumar
Porto de Itaqui
Terminal da Ponta da Madeira

Pará

Porto de Belém
Porto de Vila do Conde

Paraíba

Porto de Cabedelo

Paraná

Porto de Antonina
Porto de Paranaguá

Pernambuco

Porto do Recife
Porto de Suape
Piauí (Planejado)
Porto de Luís Correia

Rio de Janeiro

Porto de Angra dos Reis
Porto do Forno
Porto de Itaguai
Porto de Niterói
Porto do Rio de Janeiro
Porto de Itaguaí (Antigo Porto de Sepetiba)

Rio Grande do Norte

Porto de Areia Branca
Porto de Natal

Rio Grande do Sul

Porto de Pelotas
Porto de Rio Grande

Santa Catarina

Porto de Imbituba
Porto de Itajaí
Porto de Itapoá
Porto de Navegantes
Porto Pesqueiro de Laguna
Porto de São Francisco do Sul

São Paulo

Porto de Santos
Porto de São Sebastião

Sergipe

Porto de Barra dos Coqueiros
Fuso Horário

País

Fuso Horário

África do Sul
(-) 5h
Alemanha*
(+) 4h
Argentina
(-) 3h
Austrália/Perth
(+) 11h
Austrália/Melbourne
(+) 13h
Austrália/Sidney
(+) 13h
Áustria*
(+) 4h
Áustria*
(+) 4h
Bélgica*
(+) 4h
Bolívia
(-) 1h
Bulgária
(+) 5h
Canada/*Montreal
(-) 2h
Canadá/Ottawa
(-) 2h
Canadá/Quebec
(-) 2h
Canadá/Toronto
(-) 2h
Canadá/Vancouver
(-) 5h
Chile
(1) 1h
China
(+) 11h
Cingapura
(+) 10h30
Colômbia
(-) 2h
Coréia do Sul
(+) 12h
Costa Rica
(-) 3h
Cuba
(-) 2h
Dinamarca*
(+) 4h
Egito
(+) 5h
El Salvador
(-) 3h
Equador
(-) 2h

País

Fuso Horário

Espanha*
(+) 4h
EUA/Los Angeles*
(-) 5h
EUA/Nova Orleans
(-) 3h
EUA/São Francisco
(-) 5h
EUA/Washington
(-) 2h
Etiópia
(+) 6h
Finlândia
(+) 5h
França*
(+) 4h
Grã-Bretanha
(+) 3h
Grécia*
(+) 5h
Guatemala
(-) 3h
Haiti
(-) 2h
Holanda*
(+) 4h
Honduras
(-) 3h
Hong Kong
(+) 11h
Hungria*
(+) 4h
India
(+) 8h30h
Indonésia
(+) 10h
Irã
(+) 6h30
Iraque*
(+) 6h
Irlanda*
(+) 3h
Islândia
(+) 3h
Israel
(+) 5h
Itália
(+) 4h
Iuguslávia
(+) 4h
El Salvador
(-) 3h
Equador
(-) 2h

País

Fuso Horário

Japão
(+) 12h
Líbano
(+) 5h
Luxemburgo*
(+) 4h
México
(-) 3h
Nicarágua
(-) 3h
Noruega
(+) 4h
Nova Zelândia
(+) 16h
Panamá
(-) 2h
Paraguai
(-) 1h
Peru
(-) 2h
Polônia*
(+) 4h
Portugal*
(+) 3h
Reino Unido
(+) 3h
República Tcheca
(+) 4h
Romênia*
(+) 5h
Rússia
(+) 6h
Síria*
(+) 5h
Suécia*
(+) 4h
Suiça
(+) 4h
Suriname
(-) 30min
Tailândia
(+) 10h
Taiwan
(+) 11h
Turquia
(+) 6h
Uruguai
(-) 3h
Vaticano
(+) 4h
Venezuela
(-) 1h
Incoterms

Incoterms

EXW

Obrigação do vendedor

EX WORKS (named place of delivery)
NA ORIGEM (local de entrega nomeado)
O vendedor limita-se a colocar a mecadoria à disposição do comprador no seu domicílio, no prazo estabelecido, não se responsabilizando pelo desembaraço para exportação nem pelo carregamento da mercadoria em qualquer veículo coletor. Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Obrigação do comprador

Assume riscos e custos até o destino desejado.
Nota: em virtude de o comprador estrangeiro não dispor de condições legais para providenciar o desembaraço para saída de bens do País, fica subentendido que esta providência é adotada pelo vendedor, sob suas expensas e riscos, no caso da exportação brasileira.

Incoterms

FCA

Obrigação do vendedor

FREE CARRIER (named place of delivery)
LIVRE NO TRANSPORTADOR (local de entrega nomeado)
O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo comprador, no local nomeado do país de origem.
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Obrigação do comprador

Comprador se responsabiliza, mediante transportador nomeado, pelo carregamento sobre o veículo.

Incoterms

FAS

Obrigação do vendedor

FREE ALONGSIDE SHIP (named port of shipment)
LIVRE AO LADO DO NAVIO (porto de embarque nomeado)
O vendedor encerra suas obrigações no momento em que a mercadoria é colocada, desembaraçada para exportação, ao longo do costado do navio transportador indicado pelo comprador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento da mercadoria, no porto de embarque nomeado pelo comprador.
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroaviário interior).

Obrigação do comprador

Estando os produtos ao longo do costado do navio, inicia responsabilidade por todos os custos e riscos de perda.

Incoterms

FOB

Obrigação do vendedor

FREE ON BOARD (named port of shipment)
LIVRE A BORDO (porto de embarque nomeado)
O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

Obrigação do comprador

Produtos passando por sobre o costado, assume todos os custos e riscos de perda.

Incoterms

CFR

Obrigação do vendedor

COST AND FREIGHT (named porto of destination)
CUSTO E FRETE (porto de destino nomeado)
Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga o frete e custos necessários para levar a mercadoria até o porto de destino combinado.
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

Obrigação do comprador

Riscos de perda e avaria são assumidos quando produtos passam por sobre o costado do navio no porto de embarque.

Incoterms

CIF

Obrigação do vendedor

COST, INSURANCE AND FREIGHT (named port of destination)
CUSTO, SEGURO E FRETE (porto de destino nomeado)
Além de arcar com obrigações e riscos previsto para o termo FOB, o vendedor contrata e paga o frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o porto de destino combinado.
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroaviário interior).

Obrigação do comprador

Deve estar atento para o fato de que obrigação do vendedor é contratar cobertura mínima do seguro.

Incoterms

CPT

Obrigação do vendedor

CARRIAGE PAID TO (named place of destination)
TRANSPORTE PAGO ATÉ (local de destino nomeado)
Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga frete e custos necessários para levar a mercadoria até o local de destino combinado.
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Obrigação do comprador

Quando produtos passam para custódia do primeiro transportador nomeado pelo comprador são transferidos ao mesmo os riscos de perda e avaria.

Incoterms

CIP

Obrigação do vendedor

CARRIAGE AND INSURANCE PAID TO (named place of destination)
TRANSPORTE E SEGURO PAGOS ATÉ (local de destino nomeado)
Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga o frete, custos e seguros relativos ao transporte da mercadoria até o local de destino combinado.
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Obrigação do comprador

Deve estar atento para o fato de que obrigação do vendedor é contratar cobertura mínima do seguro.

Incoterms

DAT

Obrigação do vendedor

DELIVERED AT TERMINAL (named terminal at port or place of destination)
ENTREGUE NO TERMINAL (terminal nomeado no porto ou local de destino)
O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, em um terminal de destino nomeado (cais, terminal de contêineres ou armazém, dentre outros), descarregada do veículo transportador mas não desembaraçada para importação.

Obrigação do comprador

-

Incoterms

DAP

Obrigação do vendedor

DELIVERED AT PLACE (named place of destination)
ENTREGUE NO LOCAL (local de destino nomeado)
O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando coloca a mercadoria à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, num local de destino indicado que não seja um terminal, pronta para ser descarregada do veículo transportador e não desembaraçada para importação.
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Obrigação do comprador

-

Incoterms

DDP

Obrigação do vendedor

DELIVERED DUTY PAID (named place of destination)
ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS (local de destino nomeado)
O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, no local de destino designado no país importador, não descarregada do meio de transporte. O vendedor, além do desembaraço, assume todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importação.
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Obrigação do comprador

Em virtude de o vendedor estrangeiro não dispor de condições legais para providenciar o desembaraço para entrada de bens no País, este termo não pode ser utilizado na importação brasileira, devendo ser escolhido o DAT ou DAP no caso de preferência por condição disciplinada pela ICC.

Incoterms

DDU

Obrigação do vendedor

Produtos colocados à disposição no local de destino designado, no país importador. Custos e riscos até aquele ponto (excluem-se direitos, taxas e outros encargos relativos à importação).

Obrigação do comprador

Responsabiliza-se pelo pagamento do desembaraço para importação.

Incoterms

DDP

Obrigação do vendedor

Produtos disponibilizados no local de destino designado no país de importação. Assume riscos e custos até destino e ainda, direitos e taxas relativas à importação.

Obrigação do comprador

-
Grupos

Grupo

C+F

Iconterms

Cost Plus Freight.
Custo Mais Frete.

Descrição

O vendedor arca com os custos e riscos das tarefas no país de exportação, bem como contrata e paga o transporte internacional convencional.
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Grupo

C+I

Iconterms

Cost Plus Insurance.
Custo Mais Seguro

Descrição

O vendedor arca com os custos e riscos das tarefas no país de exportação, bem como contrata e paga o seguro de transporte internacional convencional.
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

Grupo

OCV

Iconterms

Outra Condição de Venda.

Descrição

Utilizável em operação que não se enquadre em qualquer das situações descritas nesta Resolução.
Conversão
Medidas de Volume

Unidade

Símbolo

Equivalência

Metro Cúbico
1m³
Litro
I, L, dm³
1m³
Lambda
ƛ
µl = 10⁶ dm³
Barril (US)
US-bl
~ 158,987 dm³
Galão (US)
US-gal
3,78541 dm³
Galão (UK)
B-gal
4,54609 dm³
Medidas de Temperatura Termodinâmica

Unidade

Símbolo

Equivalência

Kelvin
K
1K
Grau Celsius
T(K) - 273,15
Grau Fahrenheit
1.8T(℃)+32
Grau Rankine
°R
(5/9)K
Medidas de Massa

Unidade

Símbolo

Equivalência

Quilograma
kg
1kg
Massa do Eletron
me
~9,109 39x10⁻³¹kg
Dalton (massa atômica)
Da,u.m.a
~1,660 540 x 10⁻²⁷kg
Gamma
Y
1 dalton
Tonelada (métrica)
t
1000kg
Libra (avoirdupois)
lb
0,45359237 kg
Onça (avoirdupois)
oz
~ 28,3495g
Onça (troy)
oz (troy)
~ 31,1035g
Grão
gr
64,79891mg
Medidas de Comprimento

Unidade

Símbolo

Equivalência

Metro (SIU)
m
1m
Bohr
a0,b
~ 5,29177 x 10⁻¹¹m
Ångström
10⁻¹⁰m
Mícron
µm
µ m = 10⁶m
Unidade x
x
~ 1,002 x 10⁻¹³m
Polegada
pol(*)
2,54 x 10⁻²m
pe(')
12 pol = 0,3048m
Jarda
jd
3 pés = 0,9144m
Milha
mi
1760jd = 1609,344m
Milha Náutica
m.n.
1852m = 6076,1 pés
Milha Geográfica
m.g.
1855m = 6087,15 pés
Unidade Astronômica
UA
1,49600 x 10¹¹m
Parsec
pc
~ 3,08568 x 10¹⁶m
Ano-luz
a.l.
~ 9,4607304725808 x 10¹⁵m
Segundo-luz
s.l.
2,99792458 x 10⁸m
Medidas de Containers
Container Flat Rack - 20' e 40'
Descrição: Produtos de peso elevado ou com tamanhos irregulares, bem como produtos de projetos.

Medidas Internas (mm)

20'

40'

Comprimento
5.949
12.030
Largura
2.433
2.364
Altura
2.271
1.949

Abertura de Portas (mm)

20'

40'

Largura
-
-
Altura
-
-

Cubagem (m³)

20'

40'

Comprimento
-
-

Peso (kg)

20'

40'

Peso máximo
30.0000
35.562
Tara
2.600
4.995
Carga
27.400
30.567
Container High Cube (HC) - 40'
Descrição: Para produtos de grande volume.

Medidas internas

20'

40'

Comprimento
-
12.033
Largura
-
2.352
Altura
-
2.694

Abertura de portas (mm)

20'

40'

Largura
-
2.340
Altura
-
2.580

Cubagem (m³)

20'

40'

Comprimento
-
76,3

Peso (kg)

20'

40'

Peso máximo
-
30.480
Tara
-
3.800
Carga
-
26.68
Container Open Top - 20' e 40'
Descrição: Produtos que excedam dimensões normais de altura; que precisam ser carregadas por cima ou de entrada lateral com o auxílio de guindaste por cima.

Medidas Internas (mm)

20'

40'

Comprimento
5.889
12.044
Largura
2.335
2.350
Altura
2.312
2.374

Abertura de Portas (mm)

20'

40'

Largura
2.340
2.336
Altura
2.225
2.287

Cubagem (m³)

20'

40'

Comprimento
31,80
66,30

Peso (kg)

20'

40'

Peso máximo
24.000
30.480
Tara
2.020
3.980
Carga
21.980
26.500
Container Plataforma - 20' e 40'
Descrição: Cargas de peso elevado e irregulares.

Medidas Internas (mm)

20'

40'

Comprimento
6.058
12.192
Largura
2.438
2.238
Altura
-
-

Abertura de Portas (mm)

20'

40'

Largura
-
-
Altura
-
-

Cubagem (m³)

20'

40'

Comprimento
-
-

Peso (kg)

20'

40'

Peso máximo
26.900
40.000
Tara
1.500
4.220
Carga
25.400
35.780
Container Standard - 20' e 40'
Descrição: Adequado para produtos gerais

Medidas Internas (mm)

20'

40'

Comprimento
5.900
12.033
Largura
2.352
2.352
Altura
2.386
2.389

Abertura de Portas (mm)

20'

40'

Largura
2.340
2.340
Altura
2.280
2.275

Cubagem (m³)

20'

40'

Comprimento
33,1
67,6

Peso (kg)

20'

40'

Peso máximo
24.000
30.480
Tara
2.240
3.730
Carga
21.760
26.750